Mapa do Mundo de Haldingham - Cerca de 1300

Este mapa é parte do acervo da Catedral de Hereford, Condado Lincolnshire, Inglaterra. Uma inscrição no canto esquerdo inferior do mapa indica seu autor: Richard of Haldingham, do qual pouco se sabe. Acredita-se que a confecção do mapa teve também contribuição de outros ilustradores. É o maior e mais detalhado mapa da Idade Média ainda existente.

Sua datação é atribuída ao final do século 13, entre 1290 e 1300. Foi elaborado provavelmente em Lincolnshire, em uma folha de pergaminho (158 cm × 133 cm). Sabe-se que o mapa permanece na Catedral desde o século 18. O mundo conhecido de então (Europa, Ásia e norte da África) é desenhado em um círculo, com Jerusalém no centro, como era o padrão medieval da cartografia em países cristãos. O Oriente (Ásia) está na parte de cima, onde nasce o Sol e de onde se acreditava que Cristo resurgiria. As Ilhas Britânicas estão representadas na parte de baixo, à esquerda. É ricamente ilustrado, incluindo cerca de 420 localidades, eventos bíblicos, pessoas, animais e entidades mitológicas. Existem inscrições em latim e em língua anglo-normanda.

Em 1988, foi formado o Hereford Mappa Mundi Trust. Mais informações no site oficial: www.themappamundi.co.uk. Abaixo, uma imagem ilustrativa (editada) do Mapa de Hereford. O mapa original pode ser explorado aqui.

 

Mapa Hereford

 

 

◄ Mapas Históricos

 

A Catedral de Hereford abriga preciosos documentos no acervo de sua biblioteca, como a Magna Carta do Rei João de 1217, além de seu famoso mapa-múndi.

 

Juan de la Cosa

 

Catedral

 

Mapas Historicos

 

Mapa do Mundo de Haldingham - Cerca de 1300

 

 

Copyright © Guia Geográfico Mapas Históricos do Mundo, antigos planisférios.

 

 

 

Divulgação